Biografia
O Raça Negra é um grupo de samba e pagode formado na cidade de São Paulo no bairro Vila Nhocuné, Zona Leste em 1983. No início da carreira, os integrantes do grupo batalharam para mudar a imagem do samba no país, atribuído à marginalização, e são pioneiros no desenvolvimento da vertente romântica do gênero.
O grupo gravou seu primeiro disco (já com sete integrantes) em 1991, oito anos depois de ser criado. Lançando um disco a cada ano, emplacaram inúmeros sucessos como “Cigana”, “Doce Paixão” e “Cheia de Manias” e deu início à era do pagode, o samba paulista, que invadiria as rádios populares no início dos anos 90.. O sucesso se manteve e a banda chegou a ter o maior cachê cobrado por um show nacional na década de 1990.
Tocando música de outros cantores e artistas em ritmo de samba, o Raça Negra gravou uma fita e foi atrás de uma gravadora.Depois de algum tempo foram apresentados a RGE que se interessou pelo trabalho, gravando vários discos. No primeiro, lançado em 1991, fez sucesso a música Caroline, de Luiz Carlos, o que fez o grupo receber convites para se apresentar em programas de televisão. A partir daí as propostas de shows aumentaram e o grupo passou a se apresentar em várias capitais do país.
O segundo LP foi em 1992, fez sucesso com as músicas ‘’É o amor’’ da dupla Zezé de Camargo e Luciano, ’’Pensando em você" e principalmente ‘’ Cigana’’ (que foi uma das mais tocadas no Brasil). No terceiro LP, do mesmo ano, vieram ‘’Será" de Renato Russo e "Cheia de Manias" (um dos maiores clássicos do grupo até hoje). O LP em 1993 foi marcado pelas músicas ‘’Ciúme de você‘’, ‘’Estou mal", ‘’Doce paixão’’ e ‘’Quando Te Encontrei‘’. A música de trabalho do álbum de 1994 foi uma regravação do Rock Brasileiro, ‘’Pro dia nascer feliz’’ de Cazuza, que levou o banda mais uma vez ao Top dos sucessos e a participar de uma campanha nacional que alertava a população quanto aos perigos da AIDS.
A canção "É Tarde Demais" está no Guinness como a música mais tocada em 1 único dia no mundo: 600 vezes em 20 de julho de 1995. O Raça Negra abriu as portas para o sucesso de muitos grupos que vieram depois deles e beneficiou muito a carreira desses grupos e cantores já existentes.
Em um show em São Paulo, a banda conseguiu reunir 1,5 milhão de pessoas, um recorde para um grupo nacional. Nos Estados Unidos, reuniu 700 mil pessoas em uma praça pública. Em Angola, na capital nacional Luanda, no Estádio da Cidadela; reuniu mais de 80 mil pessoas, em um show que durou mais de 4 horas.
Em 1998 veio o nono LP e, em meados de 1999 o cd "Raça Negra Ao Vivo" pela gravadora Universal, voltando às paradas de sucesso com a canção "Deus Me Livre" (sucesso de Ataíde & Alexandre).
Em 2003, com a comemoração de 20 anos de carreira, foi lançado o disco “A Vida Por Um Beijo”, que contou com oito composições inéditas de Luiz Carlos, entre elas, uma versão de "I Don’t Want To Talk About It" sucesso de Rod Stewart, que na versão de Luiz Carlos ganhou o nome de "Vem Me Amar".
“Raça Negra e Amigos”, lançado em 2012, contou com diversas participações especiais como Alexandre Pires e Michel Teló. Após o sucesso do álbum “O Rei do Baile”, que contém releituras das mais famosas músicas brasileiras, a banda resolveu repetir a dose de 2012 e presentear seus fãs de todas as gerações lançando o 5° DVD da sua carreira, o “Raça Negra e Amigos II”. Com a presença de Wesley Safadão, Thiaguinho, Leonardo e outros.
Fonte: Wikipedia e Spotify